Na tarde da segunda-feira (23) a presidente da Câmara Municipal de Navegantes, vereadora Adriana Macarini (PL), participou de reunião virtual com a secretária nacional da Juventude, Emilly Coelho, para fomentar a elaboração de políticas públicas para a juventude no âmbito municipal, por meio da aplicação de projetos e programas do governo federal.

No encontro as autoridades debateram a importância de replicar na cidade alguns dos projetos da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos para a juventude. Vale ressaltar que, conforme o Estatuto da Juventude, jovem é aquele que possui entre 15 e 29 anos de idade.

Programas para jovens de baixa renda

Um exemplo citado pela secretaria nacional da Juventude é o programa Identidade Jovem, criado em 2016. A ID Jovem é um documento digital que possibilita ao jovem de baixa renda o acesso a diversos benefícios como desconto de 50% em cinemas, teatros, shows e eventos artístico-culturais e esportivos, duas vagas gratuitas e duas vagas com 50% de desconto no transporte interestadual e isenção do pagamento de taxa para emissão de Carteira de Identidade Estudantil.

Outra plataforma citada durante a reunião que poderia ser reproduzida na cidade foi o Programa Horizontes, criado para despertar no jovem, sobretudo o de baixa renda, o interesse na criação de novos negócios ou melhoria de seu empreendimento já em atividade.

“Devemos propor políticas públicas que fomentem e desenvolvam as capacidades empreendedoras dos jovens, com foco no ser humano, no fortalecimento de seu poder de lidar com problemas, superar obstáculos e reagir frente às adversidades. O objetivo é ofertar novas possibilidades aos jovens navegantinos”, declara a presidente da Casa.

Por fim, a presidente da Casa recebeu mais detalhes sobre o programa Espaço 4.0, um contêiner equipado com modernos recursos tecnológicos, computadores de última geração, impressoras 3D e máquinas de corte a laser, utilizado para permitir a oferta de cursos, oficinas e atividades de curta duração, que promovam a capacitação profissional, a inclusão digital e o desenvolvimento de habilidades específicas. “Santa Catarina possui seis unidades do Espaço 4.0 e vamos batalhar para que o Governo Federal inclua Navegantes nesta lista”, finaliza Macarini.

A partir deste encontro a presidente da Casa tratará com os demais vereadores a implantação de outros dois projetos do Poder Legislativo Municipal voltados à juventude: a criação do Parlamento Jovem na Câmara Municipal de Navegantes e a criação do Conselho Municipal da Juventude.