Governo confirmou que 10 profissionais de saúde estão contaminados com o vírus. SC tem 3,3% dos casos do país

O governador Carlos Moisés da Silva atualizou o número de casos de Covid-19 em Santa Catarina na noite desta terça-feira (14). Segundo a Secretaria de Saúde, são 853 casos confirmados e 28 óbitos. 

Além disso, 97 pessoas estão atualmente em leitos de UTI; 60 delas utilizando ventilação mecânica. Do total, 55 estão positivadas para Coronavírus. Em recuperação, 112 pacientes saíram de leitos de UTI para a enfermaria. 

Santa Catarina tem 3,3% dos casos confirmados do país, que ultrapassaram 25 mil, segundo o Ministério da Saúde. Nos óbitos, os catarinenses respondem por 1,8% das ocorrências em todo território nacional. 

“Estamos fazendo o acompanhamento dos servidores da saúde do Estado que são suspeitos e estão afastados. Já tivemos a confirmação em alguns. Para ser exato, são 10”, disse o secretário de Saúde, Helton de Souza Zeferino. 

“Essa pandemia não é uma brincadeira. Ela está acontecendo e vai se concretizar. Essas três primeiras semanas de restrição chamou a atenção das pessoas. A partir daí, as pessoas já tem mais consciência. O povo já está alertado, a gente não tem dúvida disso. E agora a gente quer dividir a responsabilidade com os cidadãos”, disse Moisés, sobre a abertura do comércio. 

Nova plataforma

O governo anunciou o lançamento de uma plataforma online que compila os dados de Covid-19 no Estado. O programa traz informações sobre casos confirmados, óbitos, ocorrência nos municípios etc. A atualização ocorre diariamente às 19 horas.

O sistema ainda aponta a faixa etária e sexo dos pacientes confirmados, e números sobre testagem e avanço da doença. 

“Tem um série de informações úteis, de curvas, de gráficos,  além de um painel que nós estamos criando para transparência de todas as compras, de tudo aquilo que o cidadão precisa saber”, afirmou Moisés.