Os agentes da Fundação Municipal de Vigilância e Trânsito (Navetran) contam com o auxílio da tecnologia para oferecer aos munícipes mais agilidade e eficiência na condução dos seus trabalhos. Os talonários eletrônicos, utilizados por esses servidores, substituem os tradicionais talões impressos de multa, trazendo praticidade, economia aos cofres públicos, além de contar com múltiplas funcionalidades, indo além da emissão dos autos de infrações.

Através desses dispositivos, os agentes da Navetran conseguem realizar várias ações, desde a aplicação de multas até a consulta em tempo real da situação cadastral do condutor, bem como a do veículo, a partir dos números do CPF e da placa.

“Conseguimos ter acesso aos dados da carteira de habilitação do condutor, assim como checar todo o histórico do veículo, se há alguma irregularidade, se houve registro de roubo, entre outras informações”, detalha o Superintendente da Navetran e Secretário de Segurança e Defesa Social, Joziel José Pereira.

Com um banco de dados em sua memória e processamento eletrônico, os talonários eletrônicos diminuem o tempo necessário para lavrar uma multa, eliminam a necessidade de digitação posterior de informações no centro de processamento de dados da autoridade de trânsito, dispensam o uso de papel, acabam com os erros de transição devido a letra manuscrita, e fazem com que a cobrança das multas ocorra de forma automática.

Para operar os dispositivos, os servidores passaram por capacitação. Os aparelhos foram entregues no dia 29 de abril e, agora, já estão sendo usados por todos os agentes de trânsito.

De acordo com Joziel, a implantação dos talonários eletrônicos vai ao encontro da condução da administração municipal, que busca digitalizar ao máximo os processos, uma maneira de diminuir a burocracia e agilizar os atendimentos.