No início de noite de quinta-feira (31), véspera de do ano novo, por volta das 18h, a guarnição da Polícia Militar foi acionada para atendimento de ocorrência de violência doméstica (Lei Maria da Penha), na rua Thomé José da Ventura, bairro São Paulo, em Navegantes.

A informação inicial dava conta que um homem de 30 anos estava agredindo sua companheira de 19 anos com golpes de facão, onde algumas mulheres moradoras da residência pediam por socorro.

Ao chegar no local, a guarnição se deparou com as agressões desferidas pelo homem, que apresentava comportamento descontrolado. Os policiais militares tentaram conversar e acalmar o agressor, porém sem sucesso.

Mesmo com a presença policial, e dos pedidos da própria mãe para que ele entregasse o facão aos policiais, o homem não se intimidou e desferiu outros golpes contra a mulher, sendo que um deles atingiu com a lâmina sua perna esquerda, provocando um ferimento profundo no local (foto).

Apesar dos disparos de elastômero efetuados pelos policiais (munição menos letal, conhecida por “bala de borracha”), não se mostraram suficientes para cessar as agressões, pois o homem continuava com comportamento agressivo, partindo para cima de sua companheira lesionada e dos policiais.

Como não demonstrava a intenção de se entregar e parar com as agressões, a guarnição não teve alternativa senão efetuar disparos com munição letal, que atingiram o agressor na região peitoral, neutralizando-o.

Acionado o socorro pré-hospitalar, o Bombeiro Militar compareceu no local da ocorrência e constatou o óbito do agressor, enquanto que a vítima das agressões foi conduzida ao hospital municipal de Navegantes e apesar da gravidade dos ferimentos, não corre risco de morte.

A Polícia Civil e o IGP/IML estiveram no local para as providências de suas respectivas atribuições.

O homem em óbito registrava antecedentes criminais por violência doméstica contra a própria mãe, porte ilegal de arma de fogo e disparo de arma efetuado contra policiais alguns anos atrás.