Alunos da Escola do Bairro Escalvados participam do Projeto Entrelinhas
A equipe do projeto Entrelinhas, financiado pelo Edital Vilma Mafra de Apoio a Cultura de Navegantes, precisou se reinventar em tempos de pandemia.
O projeto surgiu em 2018, dentro das escolas públicas de Navegantes/SC. O objetivo é realizar um conjunto de ações integradas de promoção à leitura, desenvolvendo oficinas literárias, contação de histórias e prática da “maleta de leitura”.
Esta edição, no entanto, precisou se adaptar ao distanciamento social e criar videoaulas que pudessem trabalhar conceitos e incentivar a produção textual.
Os alunos que participaram dessa edição, foram os alunos da Escola Estadual São José, de Escalvados em Navegantes/SC sob a supervisão da professora Dalva Costa e da mediação do professor Izaque Chenzzie.
Foram produzidas 20 videoaulas sobre gêneros textuais com conteúdo literários e artísticos de 4 minutos cada. “As aulas em vídeo ficaram dinâmicas, rápidas e leves. Não queríamos um vídeo longo para não dispersar a atenção dos alunos. São vídeos atemporais, então as aulas poderão ser utilizadas por todos os professores da rede futuramente”, explica Dalva Costa, professora do projeto.
Foi criado um site específico do projeto que concentrou todo o conteúdo e facilitou o acesso dos alunos, além disso, as aulas foram disponibilizadas no Youtube e no Facebook.
“Adaptar o projeto para o ambiente digital nos deu a oportunidade de disseminar os diversos gêneros textuais que são a base para a produção literária. Todo o material ficará online, gratuito e de fácil acesso, possibilitando que muitas outras pessoas que têm o interesse de aprender mais, possam assistir”, conclui Dalva.
O projeto também prevê a impressão de mil exemplares de um mini livreto com conteúdo resultante das videoaulas e serão distribuídos no EEB São José.
Mais informações, acesse o site: www.projetoentrelinhas.com.br