Domingo (25) até à meia-noite é a data limite para os alunos das 8 escolas municipais que estão participando do Projeto Cultural 8º Musicando na Escola para envio do conteúdo musical para avaliação e seleção dos finalistas do Festival Estudantil de Música. O aluno participante poderá gravar o vídeo e cantar a música à capela ou em playback. O participante deverá enviar o material para o WhatsApp da escola (47) 9 96399202.
O professor Cristiano Valle, responsável técnico pela avaliação dos vídeos explica sobre as regras e os critérios de seleção. “ O vídeo enviado não poderá ser editado (para uma maior percepção do avaliador). Os critérios são afinação, ritmo e interpretação,” esclarece.
As escolas participantes são: C.M.E. Profª. Elsir Bernadete Gaya Muller; C.M.E. Profª. Neusa Maria Rebello Vieira, C.M.E. Profª. Idília Machado Ferreira, C.M.E. Profª.Ilka Muller de Mello, C.M.E. Profª. Badia de Faria, C.M.E. Profª. Rosa Maria Xavier de Araújo, C.M.E. Profª.Vilna Correa Pretti, C.M.E. Profª. Maria Ivone Muller dos Santos.
Finalistas
Para o 6º Festival Estudantil de Música será selecionado 1 aluno de cada escola participante, totalizando 8 alunos. Estes vão participar de uma Live – juntamente com uma banda de base e os jurados.
A transmissão da Live será realizada no dia da grande final programada para o dia 07 de novembro, transmitida pelos canais digitais.
Vale destacar que será avaliado a presença de palco e o números de compartilhamento já que o Festival também acontecerá em ambiente virtual pelas redes sociais.
“ O número de compartilhamentos é mais um critério no dia da grande final do Festival em que os pais e os amigos poderão compartilhar nas redes sociais, contribuindo com o finalista,” explica o responsável técnico de avaliação.
O músico e produtor cultural Maykow Santos, informa que os vencedores do Festival Estudantil serão contemplados com gravação em estúdio profissional e também com seis meses de aulas gratuitas de música e muitos outros brindes,” destaca.

O músico e produtor, ainda esclarece que a 8ª edição do Projeto Cultural “Musicando na Escola” e do 6º Festival de Música foram adaptados para ambiente virtual diante da pandemia. “Mesmo com tantos desafios diante de uma pandemia continuamos a levar arte, cultura, entretenimento e conhecimento de livre acesso. As oficinas estão sendo ministradas em formato digital com vídeos em plataforma digital,” explica.

Saiba mais sobre o Projeto Musicando na Escola Virtual
As oficinas foram gravadas em vídeos e os profissionais estão recebendo uma devolutiva das tarefas realizadas em casa, conforme a criatividade de cada aluno que está utilizando os meios tecnológicos para o envio do material.
O projeto tem como finalidade oferecer acesso à cultura para os alunos da Rede Municipal de Ensino por meio de oficinas de canto, rítmica com instrumentos feitos a partir de objeto reciclável, oficina de hip hop, além do Festival de Música Estudantil É o Som.
As oficinas estão ministradas e avaliadas em formato digital com vídeos em plataforma digital.
Para o músico e produtor, Maykow Santos, “reinventar foi a chave para os músicos e professores oportunizarem aos alunos novas formas de acesso ao “Musicando na Escola” que tem ao longo dos anos levado muito conhecimento musical de qualidade e revelado tantos talentos,” finaliza.
O projeto é patrocinado pela Fundação de Navegantes, através do Fundo Municipal de Cultura, tem como proponente Soraia Jocham Coimbra e assessoria cultural da Escola de Música É o Som.

Texto: Vânia Voltolini SC 01057JP