A 8ª edição do Projeto Cultural “Musicando na Escola” com a pandemia foi todo adaptada e será realizada em ambiente virtual a partir do dia 06 de outubro de 2020.
O projeto tem como finalidade oferecer acesso à cultura para os alunos da Rede Municipal de Ensino por meio de oficinas de canto, rítmica com instrumentos feitos a partir de objeto reciclável, oficina de hip hop, além do Festival de Música Estudantil É o Som.
As oficinas serão ministradas em formato digital com vídeos em plataforma digital. A oficina a distância propõe o contato do professor e do aluno para estabelecer o acesso ao conteúdo cultural. A proposta é de despertar novos talentos, levando, arte, cultura, entretenimento e conhecimento de livre acesso.


O projeto Cultural contará com a participação de 8 escolas municipais e os professores farão a ponte entre os músicos e os alunos. O músico e produtor cultural Maykow Santos, enfatiza que para levar todo esse conteúdo cultural foi necessário estudar novas possibilidades.
As oficinas estão gravadas em vídeos e os profissionais vão receber uma devolutiva das tarefas realizadas em casa, conforme a criatividade de cada aluno que utilizará os meios tecnológicos para o envio do material.
Para o Festival Estudantil será selecionado 1 aluno de cada escola participante, totalizando 8 alunos. Estes vão participar de uma Live – juntamente com uma banda de base e os jurados. A transmissão da Live será realizada pelos canais digitais que em breve serão divulgados.
Os vencedores do Festival Estudantil serão contemplados com gravação em estúdio profissional e também com aulas gratuitas de música.
Para o músico e produtor, Maykow Santos, reinventar foi a chave para os músicos e professores oportunizarem aos alunos novas formas de acesso ao “Musicando na Escola” que tem ao longo dos anos levado muito conhecimento musical de qualidade e revelado tantos talentos.
“ As nossas crianças, adolescentes e jovens precisam de novos estímulos neste tempo de pandemia e o Projeto Musicando na Escola se reinventou para cumprir essa linda missão – que é de levar boa música e revelar muitos talentos,” destacou o músico.
O projeto é patrocinado pela Fundação de Navegantes, através do Fundo Municipal de Cultura, tem como proponente Soraia Jocham Coimbra e assessoria cultural da Escola de Música É o Som.
O Superintendente da Fundação Cultural, Marcos Montagna, ressalta a importância da continuidade das políticas de financiamento da Cultura mesmo nesta situação de pandemia. “Alguns dos projetos aprovados no Edital Vilma Mafra de apoio à Cultura no ano de 2020 -tiveram de sofrer alterações para o ambiente virtual, mas a Conac e a Fundação Cultural têm focado no cuidado de garantir a qualidade para que os objetivos iniciais dos projetos continuem sendo alcançados. Sendo assim, precisamos dar atenção neste aspecto, afinal boa parte dos projetos sofreram alterações. É importante ressaltar que a maioria achou soluções tecnológicas, ampliando o número de atendimentos e principalmente do alcance comparado ao projeto inicial. E o “Musicando na Escola” é um exemplo disso, abrindo possibilidades ainda maior de atendimento com as estratégias adaptadas para o ambiente virtual,” finaliza o superintendente.