A Secretaria de Saúde de Navegantes realiza, de quinta (16) até sábado (19), uma grande força tarefa para zerar a fila de exames para detecção do novo coronavírus. Os pacientes que estão aguardando e os agendados até dia 17 de julho, serão informados do dia e horário para se dirigirem a Central de Testagem, que fica ao lado do Ginásio de Esportes, anexo a Central de Triagem. É importante que os pacientes aguardem o contato para que haja uma organização na agenda, sem aglomerações. A previsão é que 500 testes sejam realizados nesses três dias.
O resultado do teste rápido, que é através do sangue, é entregue em 20 minutos para o paciente. Já o teste Swab, que é a coleta da secreção do nariz e da boca, o resultado pode sair entre 5 e 10 dias, dependendo da demanda dos laboratórios, que são o Genolab (consórcio da AMFRI) e o Laboratório Central do Estado (Lacen).
O prefeito Emílio Vieira explica que foi realizada licitação para compra de testes rápidos e que a partir dessa força tarefa, em que o objetivo é zerar a demanda, todas as pessoas que forem atendidas na Central de Triagem e apresentarem sintomas há mais de oito dias, conforme protocolo do Ministério da Saúde, serão submetidas ao teste rápido na mesma hora. Já a secretária de Saúde, Claudete Hermogenes, explica que é de extrema importância levar em consideração o tempo dos sintomas, pois, se não for coletado no momento certo, o teste rápido pode apresentar um resultado sem eficácia, por isso a importância de respeitar o período dos sintomas.
Texto: Maila Santos SC 01773/JP