O Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (Cofem) emitiu nesta terça-feira, 14, um manifesto em apoio às medidas do Governo do Estado no enfrentamento à Covid-19. Em nota, a instituição comentou sobre o decreto publicado na segunda-feira, 13, mantendo um equilíbrio em relação às atividades econômicas.
O Cofem defende a gestão regionalizada e a necessidade de ações cooperativas entre todos os entes federativos para avançarmos sobre o momento de crise. “A superação deste momento difícil exige que, seguindo rigorosos protocolos de segurança, adequados a cada atividade e região, possamos proteger vidas em primeiro lugar, os empregos e as empresas dos catarinenses”, diz a nota.
“Estamos de acordo com a decisão do Governo do Estado em não decretar o isolamento total da população de Santa Catarina. O mais importante é seguir os protocolos de segurança, garantindo a saúde das pessoas e mantendo os empregos e as empresas do Estado”, afirma o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar.
O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), Bruno Breithaupt, desataca que a plena atividade destes setores serão nosso diferencial para a recuperação da economia após esta crise sem precedentes. “Precisamos garantir sua volta segura. Até que isto aconteça, esperamos que o governo dê sustentação e apoio às empresas e aos empregos destes segmentos”, conclui.
Integram o Cofem as federações da Indústria (FIESC), Agricultura (FAESC), do Comércio (Fecomércio), dos Transportes (Fetrancesc), das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), das Associações Empresariais (FACISC), das Micro e Pequenas Empresas (Fampesc), além do Sebrae-SC.